02/12 – Educação Física Profª Tatiana
Atividades 5° Anos
Tema: Jogo de Xadrez
Olá Crianças segue o link para acompanhar a correção do questionário da aula passada 11/11.
MOVIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS NO XADREZ
1º – O ROQUE
Durante o transcurso de uma partida, se convencionou estabelecer ao Rei uma jogada, que poderá ser feita apenas uma vez. Consiste em um movimento combinado do Rei com a Torre, que se chama Roque. Para efetuá-lo, devem-se respeitar algumas condições – o Rei e a Torre devem estar em suas casas iniciais, na 1ª linha (para as brancas) e na 8ª(para as pretas), não pode haver peças entre os dois, nem estar atacadas as casas por onde deve passar o Rei. Outra condição para ser efetuado o Roque é que as peças envolvidas (Rei e Torre) não tenham sido movimentadas e que o Rei não esteja em xeque. Para realizar este movimento extraordinário, movimenta-se o Rei duas casas em direção a Torre com que vai “trocar”, depois se pega a Torre e se passa por cima do Rei colocando-a na casa vizinha (ao lado do Rei). O Roque pode ser feito com qualquer uma das Torres e esse movimento é considerado como uma só jogada.
Roque Grande Roque Pequeno
Entenda Melhor o Roque assistindo a esse vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=mV10ksC7eCA&t=93s
2º – COROAÇÃO DE PEÃO
Um Peão pode em sucessivas jogadas, chegar à 8ª fileira do tabuleiro (para as brancas) e à 1ª (para as pretas). O Peão que consegue chegar a essa posição “é coroado”, isto quer dizer que o jogador que coroa um de seus Peões pode transformá-lo imediatamente em qualquer peça, de sua cor, exceto Rei e Peão. Este é um recurso muito comum para se aumentar as próprias forças. Na posição do diagrama nº 17, tanto as brancas, como as pretas podem coroar seus Peões.
RITMO DE JOGO
Cada jogador faz um movimento de cada vez. As jogadas se efetuam alternadamente – uma das brancas e outra das pretas – assim consecutivamente até o término da partida.
A 1ª jogada, denominada saída, é feita pelas peças brancas e sendo a saída uma vantagem, é costume sortear as peças (brancas e pretas).
O RELÓGIO
É comum estabelecer um tempo de duração para as partidas de xadrez, isto quer dizer que os jogadores devem fazer um determinado número de lances dentro de um tempo estabelecido previamente.
Esse controle se faz com um relógio provido de um dispositivo especial que controla o tempo de cada jogador individualmente.
Na hora prevista para o início da partida, deve-se colocar em movimento o relógio do jogador que conduz as peças brancas e este assim que termina de fazer seu lance, aperta um dispositivo que detém a marcha de seu relógio e ao mesmo tempo faz com que o relógio de seu adversário comece a trabalhar. Assim, vão sucessivamente cada um jogar e ao completar sua jogada, parar seu relógio e fazer o do adversário funcionar imediatamente.
EXECUÇÃO DAS JOGADAS
a) A execução de uma jogada tem seu fim quando o jogador solta a peça, depois de tê-la movimentado;
b) Depois de uma captura, quando a peça tomada foi retirada do tabuleiro e o jogador depois de colocar sua peça no lugar da outra, larga-a;
c) No Roque, quando o jogador larga a Torre na casa própria para ela nesse movimento;
d) Na promoção de Peão, quando o jogador larga no local da coroação a peça escolhida.
Nota: Quando se joga com relógio, a jogada é considerada completada, quando se para o próprio relógio e põe o do adversário para funcionar.
Após a Leitura e compreensão do texto responda o formulário abaixo:
Boa aula qualquer dúvida estou à disposição: tatianasposito.7919816@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br
Um Forte abraço
Profª Tatiana Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!