EMEF M’ BOI MIRIM l
CIÊNCIAS NATURAIS
5º ANO- 10/12
CORREÇÃO
Olá alunos! Vamos a correção da nossa última atividade no livro Trilhas de Aprendizagem na parte de Ciências Naturais na página 155, exercício 4.
Na atividade “4” da página 155, a pergunta era sobre o seu planejamento ao pensar em plantar uma planta. A resposta é pessoal. Porém a resposta esperada está dentro do contexto abaixo:
Espera-se que vocês listem as variações de tipo de solo, uso de adubo, oferta de água, periodicidade da rega, incidência de luz... Normalmente quando se compra uma semente ou uma muda de planta para fazer o plantio, ou até mesmo uma flor ou planta para dar de presente, nelas vêm a instrução de como cuidar ou plantar, as condições de luz, a quantidade de água, se gosta ou não de vento e assim por diante”.
Se sua resposta tem algumas das informações acima, pode considerar correta.
Até a próxima correção!
EMEF M ‘BOI MIRIM l
CIÊNCIAS NATURAIS
5º ANO- 26/11
Atividade 5- Um pouco mais sobre os astros
Nosso novo objeto de estudo será sobre os astros. Com certeza vocês já ouviram falar sobre este assunto, sobre o Sol, as Estrelas, os Planetas, a Lua, Cometas, etc. Realmente é um assunto muito amplo e muito interessante. Mas no seu livro “Trilhas de Aprendizagem” será abordado um assunto muito curioso, o ECLIPSE.
O eclipse ocorre quando um astro (sol, lua ou estrela) deixa de ser visível durante um período de tempo por causa da posição de outro corpo celeste. Isso quer dizer que os eclipses ocorrem quando um astro “entra na frente” do outro. É claro que isso vai depender da posição em que o observador está.
No caso do planeta Terra, existem vários tipos de eclipse, mas os dois mais conhecidos são aqueles em que o sol fica oculto (eclipse solar) e quando a lua fica oculta (eclipse lunar).
Eclipse solar
O eclipse solar acontece quando a lua fica entre a Terra e o Sol. Apesar de a lua ser bem menor que o nosso astro rei, ela é capaz de encobri-lo em nosso campo de visão por estar bem mais próxima de nós do que ele. Assim, o tamanho aparente da lua, em alguns casos, é igual ou maior que o do sol.
Há, por sua vez, três tipos de eclipse solar: o total, quando o sol é totalmente encoberto; o parcial, quando apenas uma parte é encoberta; e o anular, quando o tamanho aparente da lua não é suficiente para encobrir totalmente o sol, formando um anel envolta da sombra do eclipse (foto acima).
Eclipse lunar
Já o eclipse lunar ocorre quanto a sombra da Terra “cobre” a lua, fazendo com que ela fique escura e, portanto, invisível para nós durante alguns minutos. Isso ocorre porque o nosso planeta posiciona-se exatamente entre a lua e o sol, fazendo com que a nossa sombra seja projetada sobre o nosso satélite natural.
Assim como no caso anterior, há três tipos de eclipse lunar: o total, com a lua totalmente encoberta; o parcial, em que apenas um “pedaço” dela é atingido pela sombra da Terra; e o penumbral, em que a sombra da Terra não é suficientemente escura para “apagar” o brilho da lua, deixando-a um pouco acinzentada. Esse último costuma passar despercebido pela maioria das pessoas.
Os eclipses acontecem porque a Terra está sempre se movimentando, como em uma dança, em movimentos conhecidos como rotação (o planeta girando em torno de si mesmo) e translação (volta da Terra ao redor do sol).
Depois da leitura do texto, faça uma ilustração sobre o que você aprendeu sobre o eclipse.
Ótima atividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!