PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
DIA 29/06/2020 À 30/06/2020 DE JUNHO
HABILIDADES
DESENVOLVIDAS:
(EF05MA07) Resolver e elaborar
problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais,
cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA08) Resolver e elaborar
problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números
racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e
divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA19) Resolver e elaborar
problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo,
temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais
usuais em contextos socioculturais.
(EF04MA27) Analisar dados apresentados
em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos,
com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto
com a síntese de sua análise.
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição e a reta numérica.
OBJETOS DE
CONHECIMENTOS
Propriedades das operações para o
desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais
Problemas envolvendo diferentes
significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais,
configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida
Problemas: adição e subtração de
números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
Problemas: multiplicação e divisão de
números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais
Medidas de comprimento, área, massa,
tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e
relações entre as unidades de medida mais usuais
Leitura, interpretação e representação
de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas,
gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos
Números racionais expressos na forma
decimal e sua representação na reta numérica
PROCEDIMENTOS:
Leitura, interpretação e resolução de situações problema do campo aditivo e
multiplicativo. Realização de operações básicas do campo aditivo e
multiplicativo através de estratégias pessoais e convencionais.
TURMA: 5º ANOS do
Ensino Fundamental I
Avaliação:
Contínua e processual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!