domingo, 28 de junho de 2020

MATEMÁTICA


PLANO DE AULA  DE MATEMÁTICA

 DIA 29/06/2020 À 30/06/2020 DE JUNHO 
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

OBJETOS DE CONHECIMENTOS
Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida
Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais
Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais
Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica

PROCEDIMENTOS: Leitura, interpretação e resolução de situações problema do campo aditivo e multiplicativo. Realização de operações básicas do campo aditivo e multiplicativo através de estratégias pessoais e convencionais.
TURMA: 5º ANOS do Ensino Fundamental I
Avaliação: Contínua e processual.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!