terça-feira, 23 de junho de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS

Olá crianças, espero que estejam todos bem!

Na semana passada, o tema das atividades de Ciências Humanas foi: Uma questão de cor?
Falamos sobre o que é segregação racial e no Livro Trilhas de Aprendizagem, vocês leram uma breve explicação e fizeram a análise de 3 mapas que mostram a distribuição de pessoas de acordo com a sua autodeclaração de cor: o mapa do Brasil, o mapa da Grande São Paulo e o mapa da Baixada Santista.
Nesta semana, vamos comentar sobre o mapa da Grande São Paulo, apresentado no livro, na página 135.
Se você ainda não recebeu o material Trilhas de aprendizagem, acesse o mesmo pelo blog.
No mapa apresentado no livro, podemos ver que existe uma grande quantidade de pessoas autodeclaradas brancas no centro da cidade e por outro lado, nas periferias, existe uma quantidade maior de pessoas autodeclaradas pardas. Isso tem a ver com a segregação racial e social que falamos. 
Geralmente, as pessoas que moram nas regiões mais nobres e centrais, têm maior acesso ao lazer, cultura, têm melhores oportunidades de trabalho e melhor atendimento nos serviços públicos. Infelizmente, a maioria das pessoas que estão nas periferias, ao contrário, têm acesso limitado a tudo isso, o que de alguma forma, contribui para que elas permaneçam na pobreza e na exclusão.
 Observe as imagens abaixo:

Imagem 1
Questões Vestibular de Geografia - Noções Gerais de Urbanização ... 
Imagem 2


Agora em seu caderno, responda:

A) Na imagem 1, quais são as diferenças entre as condições apresentadas de um lado e do outro do muro? Quais elementos podem nos mostrar estas diferenças?

B) As moradias e pessoas apresentadas na imagem 1 estão separadas por um muro, apesar de, provavelmente estarem no mesmo bairro. Como sabemos, não existem muros separando bairros, cidades, ou estados, mas existem divisas que são os limites entre os bairros, as cidades ou estados. Pensando dessa forma e observando a imagem, o que este muro representa?

C) Na imagem 2, o menino diz ao pai que “quer morar naquele mundo”, apontando para uma outra região do seu bairro ou da sua cidade. O que você acha que o menino pode encontrar “naquele mundo”, diferente do que existe no “mundo dele”?

D) O que você acredita que poderia ser feito em nossa cidade para que não houvesse tanta desigualdade social?

Para finalizar, pensando no nosso bairro, no entorno da escola e na nossa região, escreva nos comentários:

  • 2 locais de cultura e lazer que você e sua família costumam utilizar;
  • 2 opções de locais de cultura e lazer que vocês gostariam que tivéssemos mais perto de nós;
  • 2 serviços que poderiam melhorar a nossa qualidade de vida se tivéssemos maior acesso a eles.

Aguardo as respostas de vocês!
Boa semana e se cuidem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!