sábado, 23 de maio de 2020

MATEMÁTICA

Resumo

1. Conteúdo: 
Tópico ou unidade de estudo:

- Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens)

- Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita

- Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais

- Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais

2. Ano/nível: 
Turmas do 5 Anos do Ensino Fundamental I

3. Objetivo geral: 
Atingir as expectativas de ensino aprendizagens propostas e de acordo com o Currículo da Cidade e a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC)

4. Habilidades BNCC
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

5. Tempo: 2 aulas horas

6. Procedimento
Antecipação
Instrução direta
Prática guiada
Verificação do entendimento
Dica: Faça muitas perguntas durante a aula para confirmar que as crianças estão acompanhando todas essas informações novas e interessantes.

7. Instrução diferenciada
Dica: Lembre-se de que os alunos aprendem de formas diferentes. Com isso em mente, você poderá usar diferentes técnicas de ensino para atender ao maior número possível de alunos na sala de aula.
Aprendizes visuais
Aprendizes auditivos
Aprendizes cinestésicos

8. Materiais e recursos
Dica: Ao escolher materiais e recursos complementares para ajudar o seu filho nas realizações do plano de aula (livros, vídeos etc.), tente se colocar no lugar dele. Encontre recursos que MELHOREM e transforme a aula em uma experiência de aprendizado convidativa para ele.
- Materiais instrucionais:
- Recursos:

9. Avaliação
Processual e contínua

QUESTÃO 1 - July Nicoli encomendou salgadinhos para sua festa de aniversário. Sabendo que um cento custa vinte e dois reais, quanto ele pagará por 300 salgadinhos?

A) 22 reais
B) 66 reais
C) 300 reais
D) 322 reais

QUESTÃO 2 - Assinale alternativa que apresenta o resultado da operação 1 269: 9 =

A) 1 269.
B) 1 200.
C) 149.
D) 141.

QUESTÃO 3 - Débora e Marco estão guardando dinheiro para viajarem nas férias. Até agora, Débora já economizou 524 reais e Marco 375 reais. Quanto Débora já economizou a mais que Marco?

A) 899 reais
B) 524 reais
C) 159 reais
D) 149 reais

QUESTÃO 4 - Assinale alternativa que apresenta o resultado da operação 1 345 – 546 =

A) 809.
B) 799.
C) 1009.
D) 1891.

QUESTÃO 5 - Assinale alternativa que apresenta o resultado da multiplicação 102 por 6.

A) 112
B) 602
C) 612
D) 102

QUESTÃO 6 - Lorena foi convidada para ir a uma festa com as amigas. Tem em seu guarda-roupas, 5 camisetas e 3 saias. Quantas combinações diferentes ela poderá fazer para ir à festa?

A) 16
B) 08
C) 15
D)0 2

QUESTÃO 7 - Rubens vai a um evento da empresa com sua família. Levou em sua mala, 5 bermudas e 6 camisetas. Quantas combinações diferentes ele poderá fazer para ir ao evento?

A) 6
B) 5
C) 11
D) 30

QUESTÃO 8 - Dormir na medida certa pode afastar problemas como cansaço e a falta de concentração. Considerando que os médicos recomendam que um adulto durma 8 horas por dia, a fração que representa as horas que ele dorme em relação às 24 horas do dia é

A) 24/8
B) 3/8
C) 16/8
D) 8/24

QUESTÃO 9 - Elaine leu em uma revista uma reportagem sobre o peso e a altura de algumas artistas. As informações estavam registradas em uma tabela.
Observe:

PESO E ALTURA DO ARTISTA 
Ângela 54 Kg 1,61 m
Beatriz 59 Kg 1,69 m
Celina 58 Kg 1,70 m
Sandra 49 Kg 1,66 m
Sara 56 Kg 1,72 m
Tania 53 kg 1,78 m
Fonte:Dados fictícios.

Considerando as artistas acima, a mais leve e a mais alta, são:

A) Beatriz e Tânia.
B) Sandra e Tania.
C) Sandra e Ângela.
D) Beatriz e Ângela.

QUESTÃO 10 - Cindy viajou de férias e percorreu a distância de 127 km para chegar à cidade que sua irmã mora. Quantos metros Cindy percorreu para chegar à cidade em que mora a sua irmã?

A) 127 m
B) 1 270 m
C) 12 700 m
D) 127 000 m

QUESTÃO 11 - Observe a imagem e resolva o desafio:


QUESTÃO 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!