Resumo
Conteúdo:
- Situações problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja a representação decimal é finita;
- Situações problema envolvendo sistema monetário;
- Situações problema que envolvam medidas das grandezas;
- Interpretação dos dados estatísticos: gráficos e tabelas;
- Cálculos dos resultados das adições, subtrações, multiplicações e divisões;
- Leitura e interpretação de números naturais escritos com algarismos e palavras;
- Leitura de números racionais no contexto diário, na representação decimal;
- Leitura, escrita e ordenação de números naturais com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando , como recurso, a composição e a decomposição;
- Compreensão e resolução de divisões com números naturais por 10, 100, 1000 pela observação de regularidades.
Tópico ou unidade de estudo:
Atividades do Caderno Trilhas de Aprendizagem 5ºANO - Páginas 72 a 73.
Objetivo:
- Compreender, interpretar e resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja a representação decimal é finita;
- Compreender, interpretar e resolver situações problema envolvendo sistema monetário;
- Compreender e resolver situações problema que envolva medidas das grandezas
- Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de linhas e colunas; referentes a outras áreas do conhecimento ou outros contextos; como saúde, trânsito,educação, esporte;
- Compreender, interpretar e resolver problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo;
- Calcular os resultados das adições, subtrações, multiplicações e divisões
Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos ( colunas ou linhas);
- Ler, coletar, classificar, interpretar e representar dados em tabelas simples e de dupla entrada;
- Ler e interpretar números naturais escritos com algarismos e palavras;
Reconhecer e fazer leitura de números racionais no contexto diário, na representação decimal;
- Ler , escrever e ordenar números naturais com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando , como recurso, a composição e a decomposição;
- Compreender e resolver divisões com números naturais por 10, 100, 1000 pela observação de regularidades.
Dica: Ao tentar realizar as atividades busque utilizar estratégias pessoais que possam levá-lo a chegar ao resultado proposto. Lembre-se: Há várias formas de se chegar a um resultado em matemática. Até você chegar na convencional!!
Tempo: 2 aulas semanais
Procedimento:
- Antecipação;
- Instrução direta;
- Prática guiada;
- Verificação do entendimento.
Dica: Pais façam perguntas durante a realização das atividades para confirmar que os alunos estão acompanhando todas essas informações novas e interessantes. E , assim, compreender o que deve ser feito e, se apropriar do saber.
Esta é a oportunidade perfeita para fazer uma discussão entre você e a criança.. Faça perguntas que ajudem os alunos a perceber a importância da aula de hoje, por exemplo: “Como você usará estas informações na sua vida?” “Como você acha que deve ser feito?” “Por que?”
Instrução diferenciada:
Lembre-se de que os alunos aprendem de formas diferentes. Com isso em mente, você poderá usar diferentes técnicas de ensino para atender ao maior número possível de alunos na sala de aula.
- Aprendizes visuais;
- Aprendizes auditivos;
- Aprendizes cinestésicos.
Materiais e recursos:
- Atividades elaboradas pelos professores e disponibilizadas no Blog da Escola para impressão ou cópia;
- Recursos de vídeos e imagens, quando necessário;
- Caderno Trilha de Aprendizagem dos Alunos do 5º Anos páginas 72 a 73;
- Materiais disponíveis e de acesso que a família possa ter para facilitar a compreensão da aula( tampinha, palitos, figuras, entre outros).
Avaliação:
- Formal;
- Participativa;
- Contínua.
Atividades: Em seu caderno
1) Efetue as operações:
2645+475=
4090+89=
231+543=
6574+354=
546+76=
57+980=
970+1296=
5000-2134=
465-78=
243-158=
76- 29=
8701- 4182=
41- 36=
2020- 745=
213x5=
375x 7=
869x 4=
2020x 6=
53x 12=
123x 32=
54x 54=
2) Escreva os algarismos por extenso ( como se lê):
a) 203666=
b) 317=
c) 10408=
d) 483218=
e) 2027=
f) 19=
3) Represente os algarismos conforme o que está escrito por extenso:
a) Cento e quatorze mil, setecentos e oito=
b) quinhentos e um mil=
c) Dez mil e onze=
d) Duzentos e dezenove=
e) Treze mil=
f) Dezenove=
4) Decomponha os números:
a) 274=
b) 18=
c) 2910=
5.) Componha os algarismos:
a) 200+30+6=
b) 50000+40+3=
c) 12000+300+9=
5) Complete a sequência numérica:
a) 2- 4- 6 - _____ - _____ - _____ - _____ - _____
b) 7-14-21 - _____ - _____ - _____ - _____ - _____
c) 1000- 900 - _____ - _____ - _____ - _____ - _____
d) 50- 45- 40 - _____ - _____ - _____ - _____ - _____
e) 5-10-15 - _____ - _____ - _____ - _____ - _____
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!